sexta-feira, 20 de agosto de 2010

VENCENDO OS GIGANTES

Algum tempo atrás assisti um filme cristão chamado “desafiando os gigantes”, que conta a história de um técnico de futebol americano em uma escola nos EUA que nunca havia conseguido levar seu time a uma temporada de vitórias. Além disso, sofria por problemas pessoais, tudo parecia ser insuperável, até que, através da fé em Cristo Jesus e com muita luta e força de vontade, todos os gigantes que pareciam ser insuperáveis foram vencidos. Pensando nessa história e analisando alguns textos bíblicos percebi que os gigantes estão sempre presentes querendo nos destruir. Mas que tipo de fé precisamos ter para que vençamos os gigantes?

A Bíblia nos fala de Davi, quando ainda jovem derrotou o gigante Golias, que constantemente desafiava o exército do povo de Deus. Essa história ficou muito conhecida, mas o que é pouco conhecido é que os gigantes, muito tempo depois, voltaram para desafiar o exército de Deus quando Davi já era velho (II Samuel 21:15-22). E é isso que acontece na vida cristã, vencemos um gigante hoje, mas amanhã aparecem outros nos desafiando e precisamos estar preparados para vencê-los.

Através desse texto bíblico podemos aprender como vencer os gigantes que nos confrontam. Mas, antes de tudo, precisamos identificá-los, pois os principais gigantes que confrontam o povo de Deus são: “O MUNDO com seus prazeres e seduções, a CARNE com a sua cobiça pelos prazeres que o mundo oferece, e o DIABO que apesar de já estar derrotado, permanece nos tentando e armando ciladas contra todo o povo de Deus!

Para vencê-los, em 1º lugar, precisamos aprender a depender de Deus, pois o seu poder opera em nós. Na primeira batalha de Davi contra o gigante Golias, ele mesmo o enfrentou e o derrotou. Porém, Davi não dependeu de si mesmo, não confiou em sua própria força, mas dependeu e confiou no poder de Deus (Eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos I Samuel 17:45).

Em 2º lugar, precisamos de parceiros. Na segunda batalha de Davi, seus parceiros o ajudaram e o livraram das mãos dos gigantes (II Samuel 21:16-17). Dessa forma, também precisamos de parceiros e como igreja, devemos viver em união, orar uns pelos outros, sempre perdoando e estendendo a mão aos mais fracos e necessitados, pois somos um corpo e, todos os membros desse corpo são importantes, quando um membro está doente, todo o corpo sente a sua dor e luta para que seja restaurado!

Em 3ª lugar, precisamos estar em total vigilância, pois os gigantes aparecem quando menos esperamos. Jesus nos ensina que devemos, em todo o tempo, orar e vigiar para que não entremos em tentação (Mateus 26:41).

Se agirmos assim, confiantes em Deus e no seu poder que opera em nós, vivendo em comunhão com os nossos irmãos e sempre vigiando, derrotaremos todos os gigantes que aparecerem diante de nós!


Que Deus nos ajude,
Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário