quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AS BEM-AVENTURANÇAS (1ª PARTE)


TEXTO: MATEUS 5:1-5

Esse é um dos textos mais lindos da Bíblia e também um dos mais lidos, “o sermão do monte”. Esse sermão de Jesus é muito extenso, por isso eu quero abordar apenas os cinco primeiros versículos, que são as três primeiras bem – aventuranças.
Nesse sentido, nós dividiremos numa série de três sermões, e essa será a primeira parte.

I – BEM AVENTURADOS OS HUMILDES (POBRES) DE ESPÍRITO PORQUE DELES É O REINO DO CÉUS.
A pobreza que Jesus se refere aqui não está se relacionada a bens materiais, apesar de que a grande maioria das pessoas que estavam ouvido o Senhor eram pobres. Mas aqui Jesus está falando de uma pobreza de espírito!
A palavra Bem aventurado significa: Feliz! Portanto, Feliz o homem e a mulher que é pobre de espírito!
O que Jesus quer dizer com isso? Que pobreza é essa? Ou que humildade essa que nos faz feliz?
Jesus está dizendo que feliz é aquela pessoa que está convencida de sua pobreza espiritual, ou seja, é a pessoa que está consciente de sua miséria e necessidade de Deus.
Em Lc 18: 9-13 – Jesus conta uma parábola do publicano e o fariseu:
(Os dois foram no templo para orar. O Fariseu, “religioso”, orava de si mesmo para si mesmo dizendo: graças te dou porque não sou como os demais homens roubadores, injustos e adúlteros, eu jejuo duas vezes por semana, dou o meu dizimo de tudo quanto ganho!
O publicano não ousava nem olhar para o céu e batia no peito dizendo: Ó Deus se propício a mim, pecador!)
Jesus disse que o publicano saiu justificado por Deus! Porque reconheceu o seu pecado, reconheceu que era pobre de espírito! Já o fariseu se achava o “santo” e o Senhor o resistiu!
Por isso que é bem aventurado o pobre espírito, pois, o pobre de espírito é aquele que reconhece a sua incapacidade de servir a Deus por si mesmo, reconhece a sua incapacidade de fazer a vontade de Deus por si mesmo! Ele reconhece que precisa de Deus!
Nós somos incapazes de fazer a vontade de Deus com nossas próprias forças, por isso nós não podemos nunca bater no peito e dizer: “Eu sou bom”, “Eu sou perfeito”, “Eu sou santo”!
O fariseu se achava melhor do que outro, por não ter cometido alguns pecados (adultério, injustiça...), e por fazer algumas coisas como dar o dizimo! Por isso, se achava superior ao publicano e se exaltava!
Mas Jesus diz: Todo aquele que se exaltar será humilhado, ou seja, todo aquele que acha e se comporta como superior ao outro será humilhado, e todo aquele que se humilhar esse será exaltado!
Interessante como Jesus inverte os valores! Não importa o que nós fazemos de bom, isso não nos da o direito de acharmos que somos melhores do que outro! Quando fazemos assim, tudo àquilo que fizemos de bom vai por água abaixo! Perde o valor!
Não somos justificados por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, somos justificados por aquilo que “Jesus fez”! (A nossa vida de santidade é conseqüência, mas quando nos exaltando, toda nossa santidade é perdida! A nossa justiça como disse Isaías 64:6 – se torna trapo de imundícia!
O Reino dos céus não é dos poderosos, nem dos orgulhosos, nem dos soberbos, nem daqueles que se acham santos e não precisam da graça de Deus. Mas o Reino dos céus é dos pobres de espírito!

II – BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS
As pessoas choram por muitas razões: enfermidades, dor física, dor do luto, perca de um bem material, orgulho ferido, ódio...
Contudo, o choro que Jesus fala aqui é bem diferente! Jesus está falando do choro do pobre de espírito (Ele continua no mesmo assunto, está falando de uma pessoa que reconhece a sua bancarrota espiritual, é o choro de alguém que reconhece ter ofendido a Deus com os seus pecados!)
É o choro de uma pessoa que pelo Espírito de Deus compreendeu a dor que ela causou no próprio Deus com as suas ofensas e agora chora arrependido! (Ex: Pedro depois de negar Jesus!)
O Sl 51:4 – Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que era mal perante os teus olhos!
É esse o choro que Jesus está falando, choro de alguém que está profundamente arrependido! E é essa pessoa que receberá o consolo de Deus!
Bem aventurados os que choram porque serão consolados!
Quem chora arrependido na presença de Deus é consolado pelo Espírito Santo.
(É por isso, que eu só acredito em avivamento quando este vem através de lágrimas de arrependimento! Avivamento que não vem por lágrimas não é o verdadeiro avivamento, é falso! É apenas uma animação passageira!)
O profeta Joel 2:12 – Profetiza dizendo: Assim diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
Um arrependimento verdadeiro provoca um choro sincero na presença de Deus! E Deus consola... E Deus restaura... E Deus levanta aquele que assim faz. Esse tipo de tristeza é o tipo de tristeza que é para glória de Deus!
II Coríntios 7:10 – Paulo diz: Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Portanto, bem aventurados os que choram porque serão consolados!

III – BEM AVENTURADOS OS MANSOS PORQUE HERDARÃO A TERRA
O mundo tem uma filosofia bem diferente dessa que Jesus apresenta. Alguns dias atrás eu li uma frase que dizia algo oposto do que Jesus disse aqui!
“Felizes os que têm pavio curto: pois nunca permitirão que a vida os machuque”. Será que realmente isso é verdade? A pessoa que não pensa para falar, que é explosiva, será que ela nunca vai se machucar?
Isso é uma grande mentira, é só olhar para tantas famílias, casamentos que são destruídos, por que havia um que tinha o pavio curto, que falava o que vinha na cabeça e com isso, houve destruição na família, no casamento, no convívio com os filhos!
A mansidão que Jesus fala não é sinônimo de fraqueza, não é também aquela pessoa que aceita tudo! Mas é a pessoa que não se ressente, que não rumina as injurias recebida, que não procura vingar-se por um mal recebido! Antes ela confia tudo ao Senhor, e deixa tudo nas mãos Deus!
Isso que Jesus disse: “os mansos herdarão a terra”, na verdade ele usa o Sl 37:11 - Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
Essa paz só pode ser desfrutada por alguém que é manso, que confia em Deus, que não tem rancor em seu coração, que não quer vingança e a destruição!

CONCLUSÃO: Que Deus nos ajude, e que aprendamos com essas palavras do mestre e Senhor Jesus Cristo, pois ele sendo Deus foi o homem mais manso e mais humilde que a terra já viu!
Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário