quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PAIS, SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!


Ser pai é uma grande dádiva de Deus, porém uma enorme responsabilidade, principalmente em dias tão difíceis como estamos vivendo, parece que nunca foi tão difícil criar filhos como agora. “Ensina-se algo em casa e aprende-se imediatamente o oposto na TV ou fora de casa”. É uma briga constante para se ensinar o correto, mas a Bíblia apresenta uma maneira de ser pai, segundo o coração de Deus.

Em Dt 4: 1-8, encontramos: Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.


Para muitos, ensinar os filhos a se submeterem às leis e princípios da palavra de Deus é loucura! Existem homens e mulheres formados apenas por uma sabedoria secular que acreditam que isso é um atraso, é antiquado, moralista. No entanto, quando olhamos para essa parte da sociedade sem Deus, pessoas que não respeitam e não ensinam seus filhos a respeitarem as leis de Deus e que acreditam ser livres, na verdade, são escravas do pecado, e escravas dos princípios produzidos pela cultura e pela mídia que nos envolve.


Certamente, “o pai segundo o coração de Deus” fará a diferença na vida dos filhos através dos princípios orientadores da palavra de Deus, pois são princípios que ensinam a viver o dia-a-dia. De acordo com o texto (Ouça ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR), o pai, segundo o coração de Deus, é aquele que tem a “voz de Deus como fonte da sabedoria”. Quando os filhos passarem por crises ou momentos difíceis, logo se lembrarão das palavras ensinadas pelo pai, e tomarão decisões certas!


"Pai, segundo o coração de Deus”, é pai que mantém o foco no amor e não nas regras. O texto acima diz: Ame o SENHOR, Teu Deus, de todo o coração, de toda a Tua alma e de todas as Tuas forças. Quando um pai ama a Deus de todo o coração, alma e entendimento, sua vida impactará seus filhos, através da manifestação desse amor!


Nem sempre dá certo ensinar os filhos a obedecer a Deus, pois, há muitos filhos que foram criados na igreja, aprendendo a palavra de Deus, mas hoje são adultos longe do Senhor. Não querem saber do Senhor, porque não aprenderam a amar a Deus.


Existe uma grande diferença entre o pai que transmite religiosidade a seus filhos, daquele que transmite espiritualidade. O que transmite religiosidade passa a idéia de uma relação com Deus que se baseia na obediência pelo medo. Se você não obedecer, Deus castiga! Por outro lado, os filhos criados num ambiente de espiritualidade, aprendem que Deus é pessoal e deve ser amado por sua bondade eterna, e que os nossos pecados o ofendem!


O texto ainda nos passa a idéia de que é de extrema responsabilidade dos pais o dever de influenciar os filhos. Portanto, “o pai, segundo coração de Deus” é aquele que tem persistência em ensinar, está sempre pronto a influenciar seus filhos “ assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.


Que a partir deste Dia dos pais, Deus nos faça pais segundo o seu coração!
Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário