quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AS BEM-AVENTURANÇAS (2ª PARTE)


TEXTO: MATEUS 5:7-8

Dando continuidade na mensagem, refletiremos agora nos versos 7, 8. O v. 6 (...os que tem fome e sede de justiça) será visto na 3ª parte.

I – BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA

É fácil a compreensão desse texto. Jesus falava simples, de fácil compreensão, porém, em suas palavras havia uma grande riqueza, pois não era sabedoria dos humana, mas sabedoria de Deus! E aqui Ele ensina que verdadeiramente felizes são os misericordiosos por que eles alcançarão misericórdia. Mas o que é “Misericórdia”? Alguém pode definir o que significa misericórdia?
Misericórdia é amor demonstrado em favor de quem vive em desgraça. (O maior exemplo disso somos nós, a “igreja”. Por que nós estávamos na condição de desgraçados, ou seja, longe da graça da Deus, mas Deus no seu grande amor nos alcançou com misericórdia através do seu Filho Jesus Cristo!)
O que Jesus está dizendo aqui que as pessoas verdadeiramente felizes são aquelas que semelhante ao próprio Deus são misericordiosas!
A misericórdia vai muito além de um sentimento, ela envolve atitudes. A pessoa misericordiosa vai ao encontro do outro. E esse outro pode ser alguém que tenha o ofendido, maltratado...
Um bom exemplo para se falar de misericórdia é a “Parábola do Bom Samaritano (Lc 10:25)”. Essa parábola fala de um homem que foi vítima de roubo, espancado e ficou na caído como morto a beira do caminho! E passava por ali um sacerdote que quando viu, passou pelo outro lado. Depois passou um levita e fez a mesma coisa! E então passou um samaritano que teve misericórdia daquele homem e o acudiu e cuidou dele levando-o numa hospedaria e dando tudo o que precisava!
Nessa parábola Jesus está fazendo uma crítica aos religiosos da época (Fariseus e Levitas eram duas classes de religiosos que haviam no judaísmo). Porém, essa crítica ainda é muito viva e muito forte nos nossos dias.
Como cristãos, nossas atitudes em relação ao próximo parecem mais com a atitude do fariseu e do Levita ou do samaritano?
Irmãos eu não quero ser grosseiro, mas se as nossas atitudes em relação ao nosso próximo é mais parecida com o Levita/ Fariseu então nós não podemos ser chamados de cristãos.
Porque uma das principais marcas que um cristão tem é a misericórdia! Se ele não é misericordioso ele não é cristão, se ele não é misericordioso, ele pode ser um mentiroso! A pessoa pode até ter uma aparência de religioso... santidade, mas se não há misericórdia não há verdade de Deus na vida dela!
Tiago 2:13 nos diz: Porque o juízo será sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso.
Deus não será misericordioso com quem não for misericordioso! É por isso que Jesus disse: Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia!

II – BEM AVENTURADOS OS DE CORAÇÃO PURO PORQUE VERÃO A DEUS

Quem são esses de coração puro? O que é ter um coração puro?
Salmos 24: 3-4 nos diz: Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura enganosamente.
De acordo com Sl 24, a pureza de coração está relacionada há não se entregar a falsidade e não ser enganador.
A pior coisa que existe é conviver com pessoas enganadoras, falsas. Eu particularmente prefiro conviver ao lado de uma pessoa que declara ser meu inimigo do que conviver com aquela que na minha frente sorri para mim e diz ser meu amigo, e pelas costas que me apunhalar!
É por isso que Jesus disse: Que felizes não são os enganadores! Não são os falsos! Mas felizes são os sinceros, os verdadeiros!
Verdade e Sinceridade são sinônimos de um coração puro!
O apóstolo Paulo também falou de coração puro para Timóteo (I Tm 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
Nesse texto Paulo coloca a expressão “coração puro” ao lado da expressão “fé não fingida”. Eu entendo que a pessoa que tem um coração puro, além dela ser sincera e verdadeira com seu próximo, ela é também sincera e verdadeira com Deus!
Os puros de coração são aqueles que pensam, falam e agem sem hipocrisia diante de Deus e dos homens. E são esses bem aventurados que verão a Deus!

CONCLUSÃO

Que Deus nos ajude para que sejamos incluídos nessas bem aventuranças, que sejamos misericordiosos e de um coração puro diante do Deus que tudo vê, pois assim alcançaremos a sua misericórdia!


Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário