terça-feira, 10 de agosto de 2010

AS BEM AVENTURANÇAS (3ª PARTE)


TEXTO: MATEUS: 5:9-11


INTRODUÇÃO: Concluindo essa série de mensagens, o último versículo que vimos foi o v.8. Nesse sentido iniciaremos a partir do v. 9.

I – BEM AVENTURADOS OS PACIFICADORES POR QUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS


Você quer ser chamado de Filho de Deus? Você quer um dia ouvir do próprio Deus: Vem meu filho para os braços do pai?
Você quer um dia ouvir de Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”?
Nesse texto aprendemos que os verdadeiros Filhos de Deus, ou seja, os filhos do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo são “pacificadores”. Você é um pacificador?
O termo Pacificador = É aquele que restitui a paz, é aquele que apazigua, tranqüiliza, acalma, ou seja, “pacificador é aquele que promove a paz.
Mas da onde vem essa paz? Pois, para promover paz, é preciso tê-la. Se eu não tenho como poderei dar alguém?
Essa paz vem do próprio Deus. Jesus é o príncipe da paz! E no texto em questão, Ele está falando de pessoas que foram reconciliadas com o Pai por meio Dele e agora essas pessoas tem paz e poderão também promovê-la!
Romanos 5:1- “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Devemos sempre promover a paz, pois essa é a vontade de Deus. I Coríntios 14:33 – “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos”.
Os pacificadores são aqueles que procuram constantemente viver em paz com todos. Apesar de nem sempre ser possível. Romanos 12:18 – “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.
Haverá sempre pessoas que vão querer guerra, mas, o que depender de nós deverá haver paz!
Hebreus 12:14 – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”.

II – BEM AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS


Na 2º mensagem não tratamos do verso 6 (Bem a aventurado os que tem fome e sede de justiça porque serão fartos) porque tanto o v.6 como o v. 10 falam de justiça.
“Justiça” é um assunto na Bíblia muito abrangente, precisaríamos de muito tempo para apresentar as definições do que é justiça.
Pode-se afirmar que a justiça que Jesus está falando consiste em uma perfeita conformidade com a vontade de Deus. Pois, quem tem fome e sede de justiça é aquele que tem fome e sede de cumprir a vontade de Deus!
Aquele que é perseguido por causa da justiça é perseguido por querer cumprir a vontade de Deus!
Jesus disse em João 15:19 – Que o mundo nos odiaria! Quando o mundo vai nos odiar? Quando fazemos cumprir a vontade de Deus, quando não concordamos com o pecado e com os princípios malignos. Porque o mundo jaz no maligno!
Mas, a justiça também tem um sentido ético. Jesus disse em Mateus 5:20 – “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”.
Como que os Fariseus viviam? Os fariseus valorizavam os detalhes da lei, mas esqueciam o mais importante que é valorizar a vida, que é valorizar as pessoas, ou seja, o ser humano que é a imagem de Deus!
Em Mateus 23: 31 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas!
Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno”?
Nesse sentido irmãos a Justiça dos fariseus glorificavam o ego, e não a Deus!
Por isso, a nossa justiça deve exceder a dos Fariseus!


III – BEM–AVENTURADOS SOIS, QUANDO, POR MINHA CAUSA, VOS INJURIAREM E VOS PERSEGUIREM, E, MENTINDO, DISSEREM TODO O MAL CONTRA VÓS. REOZIJAI-VOS EXULTAI, PORQUE É GRANDE O VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS, POIS ASSIM PERSEGUIRAM AOS PROFETAS QUE VIVERAM ANTES DE VÓS.


Aqui houve uma mudança. Até agora nós vimos Jesus falando dos bem–aventurados, mas aqui Ele acrescenta as palavras “Regozijai-vos e exultai”. Ou seja, fiquem alegres, estejam excessivamente alegres, saltem de alegria, porque grande é o vosso galardão nos céus!
Em Atos 16:25 nos apresentam Paulo e Silas que depois de açoitados e presos por pregarem o evangelho cantaram louvores a Deus!
O normal do ser humano num momento desses é chorar, ou ficar extremamente tristes. Mas Paulo e Silas cantavam, louvavam a Deus!
Mas o que motivava Paulo e Silas a se alegrarem, mesmo com dor, mesmo num momento tão adverso?
O que motivava era a fé, eles acreditavam que o que eles estavam fazendo era da vontade de Deus e que um dia eles seriam recompensados pelo próprio Deus!
Jesus também disse que os profetas foram perseguidos e os seus discípulos também seriam!
Ex: Jeremias foi submetido repetidas vezes a mãos tratos! Hebreus 11:37 – “Foram apedrejados, serrados (Isaías), tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados”!


CONCLUSÃO:


Os servos de Deus estão sujeitos a serem maltratados e caluniados por causa do Nome de Jesus. Que Deus nos ajude e que sejamos esses bem-aventurados, e que o Nome de Jesus seja glorificado em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário