quinta-feira, 9 de setembro de 2010

UMA RESPONSABILIDADE DA IGREJA


Lendo as escrituras sagradas, percebi que a prática da exortação mútua é a vontade de Deus para a sua igreja. Deus quer que, por meio da exortação mútua, ajudemos uns aos outros na aplicação diária das Escrituras em nossas vidas. Sendo, portanto, uma responsabilidade de todo crente.

Nós vivemos a era dos especialistas. E esta mentalidade tem moldado a igreja. Via de regra, entende-se que as práticas da exortação, da admoestação, do encorajamento, da correção ou do consolo sejam tarefas dos “especialistas”. Achamos que estas são tarefas de um ministério ordenado. Somente os pastores e, quando muito, os presbíteros é quem são os responsáveis por estas tarefas. Todavia, em Hebreus 3:13, Romanos 15:14, I Tessalonicenses 5.11; Gálatas 6.1,2 e Colossenses 3.16, nos ensinam que a exortação é tarefa de todos os crentes.

Em Hebreus 3:13, é dito: “exortai-vos mutuamente cada dia...” A idéia é que cada crente exorte, admoeste, encoraje, corrija um ao outro. Salientemos ainda que se trate de algo a ser feito a “cada dia”. Que a exortação mútua seja um estilo de vida da comunidade cristã, muito além de um programa ou um ministério organizado da igreja local.

Qual é o papel do ministério ordenado nesta questão? Paulo nos ajuda a responder. Vejamos o que Ele diz em Efésios 4.11 – 13: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

O apóstolo Paulo está dizendo que o papel dos pastores e mestres na igreja é o de preparar os crentes, a fim de que cada um desempenhe o ministério para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja. Nesse sentido, a afirmação de Paulo é que a edificação da igreja se dá por meio do ministério de cada cristão, equipado e treinado pelo ministério ordenado (pastor). A prática da exortação mútua é, portanto, parte deste ministério de cada crente. Sendo assim, a responsabilidade de exortação mútua recai sobre todos os membros da comunidade e não apenas sobre o ministério ordenado.

Se tal prática acontece, a igreja se torna madura e muitos dos problemas que são gerados no meio da comunidade, sequer chegam ao conhecimento da liderança, pois são resolvidos antecipadamente e sabiamente por esses membros maduros na fé.

Precisamos nos lembrar ainda que a prática da exortação mútua deve ser feita sempre no amor cristão e no espírito de brandura (Gl 6:1), nunca deve ser retribuído mal por mal (1 Te 5:15). Portanto, a exortação não é uma tarefa somente para especialistas (pastores, teólogos etc...), mas por todos os crentes que amam a Deus e ao seu próximo.
Deus nos abençoe!


Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário