quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DESAFIOS DE DEUS PARA A IGREJA CONTEMPORÂNEA


A igreja de hoje tem vivido tão apegada a esse mundo como nunca antes, com a expansão da teologia da prosperidade, (teologia que afirma que a prosperidade financeira é o maior sinal da graça de Deus e que toda dificuldade financeira é sinal da presença do mal e da ausência de Deus) pregada e ensinada pelas igrejas Neo Pentecostais, tem favorecido para que essa realidade se torne cada vez mais contundente. O pior é que esse tipo de ensino tem encontrado lugar dentro de muitas igrejas históricas, igrejas que sempre levaram a sério as escrituras. E com isso, a igreja de Cristo tem se afastado da vontade de Deus e deixado com que o espírito desse mundo a influencie.

Nesse sentido, como igreja brasileira, precisamos voltar para as escrituras e encontrar nela a direção certa para nossa caminhada. Em João 4:31-38 temos um diálogo entre Jesus e os seus discípulos, nele Jesus dá algumas pistas para refletirmos sobre a caminhada da igreja. Enquanto os discípulos estavam preocupados com “o comer”, ou seja, com a alimentação, Jesus ensina-lhes que a maior necessidade Dele era fazer a vontade do Pai! “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. Ensina-lhes também que Ele era totalmente submisso ao Pai e que Sua vontade deveria prevalecer. Refletindo sobre isso, percebemos que a igreja de hoje tem buscado muito mais seus próprios interesses do que os de Deus, Jesus disse em MT 6.33 que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua vontade, mas parece que temos buscado em primeiro lugar a nossa vontade. A teologia da prosperidade,ao contrário do que muitos pensam, tem afastado as pessoas de Deus e do seu reino, pois o que prevalece nela é a vontade do homem e não a de Deus!

Vemos também naquele diálogo que Jesus ensina seus discípulos a olhar para o mundo com olhos espirituais, (“não dizeis vós que ainda há quatro meses para a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos já estão brancos para ceifa”). Enquanto os discípulos estavam preocupados com as coisas desse mundo, enxergando apenas a colheita de trigo que estava diante deles, Jesus olhava para uma colheita espiritual, Ele estava preocupado com a salvação das pessoas. A igreja de hoje precisa ter esse olhar, precisamos nos preocupar mais com a colheita espiritual e, por pior que as pessoas sejam; devemos nos preocupar com elas e crer que Deus pode salvá-las.

Jesus também deixou claro que o tempo para a colheita era imediato, urgente, “... os campos já estão brancos para ceifa”. Há uma urgência em pregar o evangelho a toda criatura, pessoas estão morrendo e indo para o inferno. Precisamos nos apressar, estamos muito preocupados conosco mesmos, buscando vitórias, ansiosos por quanto vamos ganhar, quanto vamos comprar, quanto vamos vender... E com isso, satanás está rindo de nós!

Algum tempo atrás, conversando com um missionário, ele me disse que o continente africano já foi um dos continentes que mais enviou missionários em todo o mundo, mas com a chegada da teologia da prosperidade naquele continente, já não tem surgido tantos missionários, pois o anseio das pessoas não é ganhar vidas para Cristo e sim enriquecer-se!

Que possamos nos arrepender e repudiar todo ensino que contraria a vontade de Deus e nos afasta de seu Reino!

Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário