segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TEMA: O QUE ACONTECE QUANDO HÁ UM AVIVAMENTO? II

TEXTO: HABACUQUE 3:2
INTRODUÇÃO:

Como já falamos na semana passada, no texto que lemos, o profeta Habacuque está pedindo ao Senhor um avivamento!

Também foi dito, que esse tipo oração deve estar também constantemente em nossos lábios, e esse desejo deve estar também em nossos corações!

Nós vemos a preocupação de Habacuque em pedir a Deus que a sua obra, que seus feitos se tornem conhecidos no decorrer dos anos.



Nós sabemos que hoje Deus se manifesta no mundo por meio da igreja, pois a igreja representa Cristo nesse mundo que jaz no maligno!

Dessa forma, podemos dizer que precisamos constantemente ser avivados pelo Senhor para que os seus feitos se tornem conhecidos e o seu Nome seja respeitado e honrado através das nossas vidas (Igreja)!

Pois estou certo de que uma igreja avivada pelo Espírito faz muito mais para o Reino de Deus em um ano do que cem anos de uma igreja que caminha segundo os pensamentos humanos, e os desejos humanos!


A igreja que não vive num constante avivamento, ela se enfraquece, seu testemunho enfraquece, e o nome e o evangelho de Jesus é envergonhado!

Em outras palavras, sem avivamento satanás encontra lugar para agir na vida dos cristão!
Pedro disse: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar!


Essa sobriedade que Pedro está falando só é alcançada através do avivamento!

Pois quando somos avivados pelo Espírito de Deus, passamos a andar na direção do Espírito de Deus. É aquilo que Paulo disse em Gálatas 5:25 - Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Quando andamos no Espírito, não satisfazemos os desejos da nossa natureza humana, mas os desejos do Espírito de Deus!

Portanto, quem promove o avivamento é o próprio Deus, ou seja, é o Espírito de Deus, que através da igreja manifesta o seu poder, amor e graça. Nesse sentido, não há motivos para não querer um avivamento!

O único que não quer o avivamento é o diabo!

Mas é importante esclarecer que:
Há muitos que confundem avivamento com barulho. Avivamento não é barulho! Há muitos que acreditam que se há um grupo de pessoas fazendo muito barulho em suas reuniões é sinal de avivamento. Nem sempre é sinal de avivamento!
Prestem atenção! O avivamento pode gerar barulho, mas o barulho não gera avivamento.
Você pode gritar o tanto que quiser, mas se não houver quebrantamento e sinceridade de coração, se não houver um coração desejo por Deus, não passa de barulho!
Por outro lado quando o Espírito de Deus aviva a igreja, as pessoas passam a louvar e orar com mais fervor, alegria..!

Mas vamos continuar respondendo a pergunta: o que acontece quando há um avivamento?
I – SOMOS DESPERTADOS
Por incrível que pareça, há muitas pessoas que fazem parte de uma igreja, participam dos cultos, ouvem a palavra, mas estão dormindo espiritualmente falando! Assim acontecia na igreja de Éfeso, Paulo diz em Ef 5:14 - Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará!


Paulo não falou isso para as pessoas que estavam fora da igreja, Paulo não falou isso para pessoas que não conheciam a o evangelho, Paulo falou para igreja!

E não é diferente nos nossos dias, tem muita gente dormindo... o mundo pode estar desabando, mas contínua dormindo, olhando apenas para o seu próprio umbigo! Preocupado apenas com seus próprios interesses!

Há muitos cristãos que ainda não compreenderam o seu papel no Reino de Deus. Entregaram a vida a Jesus... Mas continuam pensando e consequentemente vivendo como alguém que nunca ouviu sobre o evangelho!
Mas quando há um avivamento, a sonolência espiritual cai por terra! As escamas caem dos olhos (cegueira espiritual)! As pessoas passam a enxergar a vida de outra maneira! Paulo diz em: 1 Coríntios 2:14-15 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Ou seja, a pessoa que é espiritual consegue assimilar as coisas espirituais. O homem espiritual compreende com facilidade o que deve ser priorizado quando se vive espiritualmente. Ele não tem dificuldade para entender que o Reino de Deus deve ser buscado em primeiro lugar!
É isso que acontece quando há uma avivamento, as pessoas são acordadas espiritualmente, e entendem o plano de Deus em suas vidas e passam a servir a Deus com disposição!
E quando isso acontece, a igreja desertada passa:
II - PROCLAMAR A VONTADE DE DEUS
A igreja que é avivada pelo Espírito não se cala! Não se tranca em quatro paredes, pelo contrário, ela é ativa! Ela é viva! A igreja avivada pelo Espírito tem a paixão pelas almas. As pessoas não vivem em torno de si mesmas, pelo contrário, elas priorizam a vontade de Deus!

E a vontade de Deus para a igreja está em Marcos 16:15-16 - Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
A igreja avivada não se envergonha do evangelho! Ela testemunha a respeito de Jesus com ousadia! Paulo disse isso em Romanos 1:16 - Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Você crê que o evangelho de Jesus tem poder para dar salvação ao pecador?

E você tem testemunhado para outras pessoas? Você tem dito as pessoas que Jesus perdoou você e pode perdoar elas também e escrever o nome delas no livro da vida como escreveu o seu? Ou você tem vergonha do evangelho? Ou você tem vergonha de dizer que é crente em Jesus, que ama... E que só Ele pode salvar?
Cuidado! A Bíblia diz que quem se vergonhar do Senhor e da sua palavra, o Senhor também se envergonhará dele diante do Pai e dos anjos!
O testemunho da igreja quando recebe um avivamento impacta a vida das pessoas! Irmãos precisamos clamar a Deus por um avivamento, para que saímos do comodismo e contemos as pessoas o que Jesus já fez em nossas vidas!
Quando o avivamento vem sobre a igreja:
III – PASSAMOS A SER FIÉIS EM TUDO
Fiéis a Deus e a sua palavra! As pessoas passam de uma vida carnal, sem compromisso com Deus para uma vida de pureza, santidade e oração!
Quando há um avivamento as pessoas passam a ter compromisso com reino de Deus em todos os sentidos! Tudo que elas são e tudo que elas possuem são usados para glória de Deus! Seus corpos não são mais para impureza, mas para santidade, se tornaram templos do Espírito Santo! Suas casas, seus bens são de Deus e são usados também para a glória de Deus.


Na semana passada vimos que a igreja primitiva se reunia no Templo, mas também nas casas. Até as suas casas eram usadas para a glória de Deus!

Há uma doutrina bíblica que é chamada de “mordomia cristã”, essa doutrina nos fala que somos mordomos do Senhor, ou seja, administrados daquilo que é de Deus! Tudo que temos e somos é de Dele. E devemos administrar da melhor forma! Porque vamos dar conta disso diante de Deus! Hoje em dia as pessoas querem só receber, mas não querem se doar. É sinal de que está faltando avivamento!
Meus irmãos quando somos avivados pelo Espírito, somos fiéis em tudo. Fiéis nos dízimos e ofertas, na proclamação do evangelho, na vida de oração e santidade, FIÉIS EM TUDO!
CONCLUSÃO:
Vamos continuar orando pelo avivamento da igreja! Pelo despertar espiritual, que o Senhor não nos encontre dormindo, pelo contrário, que Ele nos encontre avivados, proclamando e testemunhando o seu evangelho, e sendo fiéis em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário