quarta-feira, 20 de julho de 2011

O QUE ACONTECE QUANDO HÁ UM AVIVAMENTO?







TEXTO: HABACUQUE 3:2


INTRODUÇÃO:


Em toda história do povo de Deus, nós vemos que todas as vezes que o povo se afastava do Senhor era preciso que houvesse um avivamento!


Deus sempre levantava um profeta para denunciar o pecado e interceder pelo povo, aqui não é diferente, o profeta Habacuque é levantado pelo próprio Deus para interceder pelo povo!


Ele clama ao Senhor: Aviva ó Senhor a tua obra, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.



Esse tipo oração deve estar constantemente em nossos lábios, precisamos clamar constantemente por um avivamento!


A palavra avivamento significa tornar mais vivo!


A igreja em toda sua história passou por muitos avivamentos, e hoje não é diferente, precisamos reconhecer que precisamos de avivamento!

Pois quando há um avivamento a igreja se torna mais viva! Nossa fé também se torna mais viva! Quando somos avivados a nossa comunhão com o Senhor se torna mais viva!

Por isso, eu não tenho dúvidas precisamos clamar por um avivamento!
A igreja só cresce de maneira integral, ou seja, em quantidade e qualidade se ela viver num constante avivamento!


Uma igreja avivada é uma igreja que caminha na direção e no poder do Espírito de Deus!

Um pouco antes da ascensão de Jesus, Ele diz aos seus discípulos que iria para o Pai, mas não os deixaria sozinhos, Jesus prometeu enviar o outro Consolador!


O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós!


A Bíblia diz que o Espírito Santo desceu de forma plena sobre aproximadamente 120 pessoas (Atos 2). E essas pessoas avivadas pelo Espírito Santo, contagiaram toda Jerusalém.
Nos diz Atos 4:4 – Que o número dos que creram aumentaram para quase 5 mil.


Está muito claro que quando há um avivamento a igreja caminha com vigor, e passa a cumprir o seu propósito, o propósito dela existir!



Mateus 28:19 – Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações!


Mas ainda eu quero de maneira mais especifica apresentar algumas coisas que acontecem quando há um avivamento na igreja!

Eu quero responder a seguinte pergunta: O que acontece quando há um avivamento na igreja?
As primeiras três coisas que acontecem quando há um avivamento é:


I – QUEBRANTAMENTO, CURA E LIBERTAÇÃO

Quando há um avivamento as pessoas ficam com seus corações quebrantados. Elas ouvem a mensagem do Evangelho, e facilmente se entregam ao Senhor! Facilmente elas reconhecem que não dá para viver sem Jesus!

O VERDADEIRO AVIVAMENTO GERA UMA FORTE NECESSIDADE POR DEUS!
As pessoas passam a reconhecer e chorar pelos seus pecados cometidos!

Em Atos 2:38 – Depois de Pedro pregar a palavra ao povo. A Bíblia diz que: Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?


Com os corações quebrantados, eles queriam saber como ter um relacionamento com Deus.


Então, respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.


E as pessoas então eram batizadas e o povo de Deus crescia!

E quando isso acontece, quando acontece o quebrantamento e arrependimento nos corações, acontece também cura e a libertação!

A ALMA DOENTE PELO PECADO É CURADA PELO SENHOR JESUS!


Tiago 5:16 - Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados.


O avivamento gera isso, as pessoas confessam seus a Deus e aos seus irmãos! E a oração do justo gera cura e libertação!


A Bíblia diz que seu o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!

Portanto, gera quebrantamento, cura, e libertação!


II – AMOR, COMUNHÃO, UNIDADE


É isso que acontece quando há um avivamento na igreja. A comunhão, a unidade e o amor na vida da igreja se torna algo visível!


Nos diz em Atos 2:42 que os irmãos da igreja primitiva perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.


Havia uma comunhão muito grande entre os eles, pois estavam sempre juntos, orando, comendo e compartilhando o evangelho!

Cada casa era uma igreja reunida! Eles se reuniam no Templo e nas casas!

Mas o que realmente fazia com que eles fossem tão unidos, era o amor do Senhor Jesus em cada coração!


Uma igreja avivada é uma igreja onde as pessoas amam uma as outras! E o amor gera comunhão e unidade!

Em Atos 4:32 nos diz assim: Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.

Que coisa maravilhosa! Ninguém passava por necessidade!



Atos 4:35 – Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.



Está claro que quando estamos cheios do amor do Senhor Jesus em nossos corações, não temos dificuldade em repartir com irmãos que não tem!


Portanto é isso que acontece quando há um avivamento: amor quer gera comunhão e unidade!


III – A MANIFESTAÇÃO DO SOBRENATURAL


O que é o sobrenatural? É aquilo que ultrapassa o natural!

É natural que uma pessoa que nunca estudou uma outra língua fale numa língua estranha? Não!

Mas foi isso que aconteceu quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja!


A Bíblia diz que era dia de Pentecostes. (O pentecostes era uma festa tradicional do judaísmo, comemorada 50 dias depois da páscoa. As pessoas iam para Jerusalém para comemorar essa festa, e haviam pessoa de muitos lugares.)


A Bíblia diz em Atos 2:9 – Que haviam partos, medos, elamitas, naturais Mesopotânia, Judéia, Capadócia, Líbia e mediações do Cirene.


E a Bíblia diz que quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos que eram judeus, galileus e falavam o aramaico, eles passaram a louvar a Deus nas línguas dos pessoas que estavam presentes ali presente.


E essas pessoas ficaram maravilhadas dizendo como pode esses que são galileus falando grandezas de Deus em nossa própria língua!

ISSO É O SOBRENATURAL DE DEUS!


E eu faço outra pergunta: É natural que um paralítico passe a andar? Não!
É natural que o surdo passe a ouvir? Não!
É natural que o cego passe a enxergar? É claro que não!


Isso não é natural, mas é a manifestação do sobrenatural de Deus! Quando há um avivamento acontecem coisas sobrenaturais no meio da igreja!


A Bíblia diz em Atos 9:34 - Pedro foi para um lugar chamado Lida e lá encontrou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos estava de cama, pois era paralítico.

V.34 - Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou. E todos os habitantes de Lida viram, e se converteram ao Senhor.

AQUILO FOI ALGO SOBRENATURAL!


QUANDO HÁ UM AVIVAMENTO MILAGRES ACONTECEM!


A Bíblia em Atos 19:11-12 - Que Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.


As pessoas levavam... não precisava nem orar e eram curados!


Isso é natural? NÃO, ISSO É SOBRENATURAL!


É natural uma pessoa estar num lugar e de repente ser transportada, arrebata para outro lugar num piscar de olhos? NÃO! ISSO NÃO É NADA NATURAL!


Mas a Bíblia diz: Atos 8:39-40 – Que Filipe após pregar e batizar um homem é arrebatado pelo Espírito do Senhor!


Os versos 39-40 nos diz exatamente assim: Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.


Ele foi tomado pelo Espírito do Senhor e de repente ele estava em outro lugar!


A igreja precisa viver no sobrenatural de Deus! Nós precisamos urgentemente de um avivamento!


CONCLUSÃO:


Nós precisamos renunciar todo comodismo, toda preguiça espiritual e buscar do Senhor um avivamento!

Jeremias 29:13 - Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.


Jeremias 33:3 - Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.


Mateus 7:7-8 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.


Vamos bater, vamos buscar, vamos implorar, vamos suplicar e Deus vai nos dar! Deus vai fazer coisas maravilhosas em nosso meio!



Por que Ele é o mesmo de ontem! Ele é o mesmo Deus dos apóstolos, é o mesmo hoje, e será o mesmo eternamente!


Ele não muda!




Pr. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário