quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RESULTADOS DE UM ENCONTRO DEUS




TEXTO: ISAIAS 6:1-8
INTRODUÇÃO: O texto lido narra o encontro que o próprio profeta Isaías teve com Deus. Esse encontro mudou totalmente a vida de Isaías, e seu ministério profético!


O texto inicia dizendo: No ano da morte do rei Uzias....
Mas quem é esse rei Uzias? Diz a Bíblia em II Crônicas 26 que Uzias fez o que era reto diante do Senhor. E com a morte de um bom rei. O momento é difícil, tanto para Isaías como para toda a nação. Ainda mais Isaías que viveu muito próximo a Uzias. Alguns profetas foram “profetas do povo”, pois, viviam no meio do povo! Já Isaías vivia na corte, e alguns comentaristas afirmam que Isaías era um parente próximo do rei Uzias! Portanto, isso leva-nos a entender que é muito provável que a esperança de Isaías para a nação não estava totalmente em Deus, mas também no “bom rei Uzias”. E com a morte do rei, o momento é de desespero para Isaias. E é nesse momento que Isaias tem um encontro com Senhor!

Há pessoas que precisam passar por momentos difíceis em suas vidas para que tenham um encontro com Deus. Há muitas pessoas que quando tudo vai bem, não abrem o coração para o Senhor, ou não confiam inteiramente no Senhor, mas quando chegam os momentos difíceis, aí sim buscam a Deus!
Mas eu não vou me prender em falar sobre aquilo que levou Isaías a esse encontro, e sim quais “dos resultados desse encontro”.


I – ISAÍAS ENXERGOU SEU PECADO


No capítulo anterior, Isaias está profetizando contra os pecadores de sua época. (Vers. 18-23). Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro! E dizem: Apresse-se Deus, leve a cabo a sua obra, para que a vejamos; aproxime-se, manifeste-se o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos. Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!

Mas quando chega no cap. 6, que lemos. Ele diz: Aí de mim... (Ele enxergou...)

Nós podemos ver aqui uma clara mudança no ministério de Isaías. Talvez se achasse superior ao povo, talvez mais santo, mas quando teve um encontro com Deus, ele passa entender que é tão pecador como toda a Nação!

Isaias foi convencido por Deus da sua condição pecaminosa. Isso se confirma com o que Jesus disse sobre o Espírito Deus em João 16:8 – O Espírito nos convence do pecado, do juízo e da justiça.

Quando temos um encontro com Deus passamos a entender que somos salvos graça, não temos mérito nenhum! Tanto a salvação, como aquilo que somos no seu reino é por causa de sua graça!

Efésios 2:8 - Vós pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus, e nem das obras para que ninguém se glorie.

E é isso que Deus nos faz enxergar num primeiro momento: Quem somos e quem Ele é! Você já pode enxergar isso? Quem você é? E quem é Deus? Se você já pode enxergar isso, é sinal que Deus já tem se manifestado em sua vida!


II – DEUS PURIFICOU ISAÍAS


V. 6 – Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz...

Quando estamos diante do Senhor convencidos de quem somos, Ele nos purifica. Sempre que há arrependimento há também o perdão!
Pois não há pecado que Ele não possa perdoar! Isaías 1:18 - Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Hebreus 9:22 ...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. E Jesus Cristo derramou seu sangue naquela cruz para que os nossos pecados fossem perdoados.
O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado!
Se você pecou, busque a Deus em oração e confesse o seu pecado e o Senhor te perdoará e te purificará!


III – ISAÍAS SE TORNOU UM INSTRUMENTO PARA DEUS


Depois que Isaias é purificado. Deus o chama para um genuíno ministério profético. O Senhor faz a seguinte pergunta: A quem enviarei, quem há de ir por nós?

Isaías só pode responder a esse chamado depois do encontro com Deus! Depois que seus lábios estavam purificados!

Deus só pode usar o homem se esse tiver um encontro com Ele! Deus não usa quem ainda está vivendo em pecado!

Todo aquele que fala ou faz algo em nome de Deus sem ter tido um encontro com Ele, acaba envergonhando o nome de Deus e se tornando um empecilho para a salvação de outros!

Se você teve um encontro com Deus, se o Espírito de Deus tem se manifestado em sua vida, transformando o seu interior. Se você hoje é uma nova pessoa, tenha certeza, Ele quer te usar! Assim como ele usou a Isaías, Deus também quer fazer de você um instrumento para sua glória!


CONCLUSÃO: Ninguém que teve um encontro com Deus, permanece como está, pois o Senhor tem sempre o propósito de nos perdoar e transformar em instrumentos para o seu reino e para sua glória!

Um comentário:

  1. achei muito interesante esta colpcação. Todo aquele aquele que fala ou faz alguma coisa em nome de Deus sem ter tido um encontro com Ele acaba envergonhando o mome de Deus, e se tornando um impecilho para a salvacao de outros!

    ResponderExcluir