sexta-feira, 13 de maio de 2011

BENDITOS ESPINHOS



A vida cristã não é feita apenas de rosas, mas há também espinhos, e não são poucos... Há momentos até que parecem nos sufocar.


Hoje em dia, muitos líderes religiosos têm ensinado que o sofrimento não pode fazer parte da vida de um cristão genuíno. Perdoe-me a franqueza, mas esse tipo de ensino não é nada coerente com as escrituras sagradas. O sofrimento sempre fez parte da vida de homens e mulheres que serviram a Deus. Um bom exemplo disso é o apóstolo Paulo que, apesar de grande fé e poder do Espírito, tinha um espinho na carne (2 Co 12.7-10) que permaneceu nele, mesmo diante de repetidas súplicas a Deus para removê-lo.


Mas, as perguntas que surgem são: Por que sofremos? Qual o propósito disso? O que Deus quer nos ensinar com o sofrimento? A Bíblia nos dá muitas respostas, mas não seria possível explaná-las todas aqui, por isso, irei respondê-las com aquilo que Deus tem revelado ao meu coração nesses dias , após um grande sofrimento com a enfermidade de meu pai.


Eu costumo dizer que a vida de um cristão é uma verdadeira escola.O Senhor, como um bom mestre, está sempre nos ensinando, assim como ensinou Paulo a não ficar ressentido com o espinho, pois o espinho era para que ele não se tornasse soberbo (2 Co 12:7) devido as grandes revelações que recebera de Deus. Paulo entendeu bem isso e aprendeu a se alegrar com as suas fraquezas e buscar força em Deus. Assim , através dos espinhos emocionais e físicos que Deus permite em nossas vidas é que Ele nos ensina a sermos mais humildes e dependentes Dele.


Nos momentos mais difíceis de nossas vidas , quando Deus parece estar tão distante e não pode nos responder; tenha certeza: Ele está bem perto (eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos- Mt 28:20), e como um bom mestre, Ele está sempre nos ensinando a lidar com os espinhos da vida


Durante o processo em que somos tratados por Deus através dos espinhos, aprendemos também a perceber os espinhos na vida das outras pessoas , que muitas vezes estão sofrendo igual ou mais do que nós. Certamente nos tornamos mais sensíveis ao sofrimento do próximo, compreendendo a dor alheia e adquirindo mais disposição para consolar os que sofrem.


Portanto, os espinhos nos ensinam a sermos humildes, dependentes de Deus, e nos capacitam a compreender a dor do nosso próximo.




“Benditos espinhos”!
Pr. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário