domingo, 4 de dezembro de 2011

OBEDECENDO A VOCAÇÃO

TEXTO: JOÃO 4:31-38.
NTRODUÇÃO:

No texto que lemos, Jesus está dialogando com seus discípulos, após falar com uma mulher, nos versos anteriores. Jesus estava falando com uma mulher samaritana que se aproximou Dele e foi tremendamente tocada pelas suas palavras!

E no texto que lemos a mulher já não está mais com Jesus, ela impactada pelas palavras do Senhor saiu correndo a contar as pessoas a respeito dele.

Portanto, nesse momento estava apenas Jesus e seus discípulos que haviam acabado de chegar da cidade mais próxima (Sicar), pois eles haviam ido comprar comida. Eles chegam com a comida e oferecem ao Senhor.

A Bíblia também diz nos versos anteriores que Jesus estava cansado de viagem, e com certeza estava com sede e com fome, (o lugar onde ele estava era o poço de Jacó!)
Essa história nos ensina algo muito interessante. Na verdade nós podemos aprender algumas lições.

Nessa história Jesus desafia os discípulos a entrar e viver num nível espiritual que eles ainda não viviam e nem conheciam!

Nesta história Jesus desperta a vocação de seus discípulos para que eles pudessem realmente ser o que Deus havia planejado para eles.
Deus tem um plano para sua igreja! Deus tem um plano para seus discípulos! ...para nós!

E Ele nos desafia e nos desperta para que vivamos os seus planos!
Deus vai nos desafiar nessa noite! Deus vai nos despertar nessa noite para que obedeçamos a nossa vocação!

Para que vivamos segundo a nossa vocação!

Fomos vocacionados por Deus, ou seja, fomos chamados e capacitados para viver como verdadeiros discípulos do Senhor Jesus.

O discípulo de Cristo é vocacionado, em 1º lugar:
I – PARA VIVER EM SUBMISSÃO AO SEU MESTRE E SENHOR

● E quem é o nosso mestre e Senhor? É claro, Jesus!
● Então fomos escolhidos para que vivamos submissos a Ele!
● E é interessante que Jesus ensina esse princípio na prática, Ele mesmo dá o exemplo!
● O texto nos mostra que os discípulos estavam preocupados com comida, (mestre come...)
● Jesus respondeu: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou. (Ele estava ensinando submissão)
● Embora Jesus pudesse estar com fome..., mas Ele estava mostrando que o mais importante não era satisfazer a sua necessidade física e sim fazer a vontade do Pai!
● Jesus mostrou que Ele estava submisso a vontade do Pai!
Fp 2: 6-8 - pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. (expl.)
● Jesus se submeteu a vontade do Pai até ao ponto de morrer na cruz!
● E nós estamos prontos para nos submetermos..? Ou estamos mais preocupados com as nossas coisa,s com os nossos próprios interesses...(com que comer, beber, vestir, comprar, vender?)
● É por isso que em Mateus 6-33 Jesus disse: Buscai primeiro o reino de Deus...(comer, beber, vestir, comprar, vender...)
● Só buscam o reino de Deus em primeiro lugar, aqueles que vivem em total submissão ao Senhor. Que colocam os planos de Deus em primeiro lugar!
● A igreja submissa é aquela que dá o melhor de si p/ Deus! A igreja submissa é aquela que está preocupada com o Reino de Deus! E não com o reino deste mundo!
● O discípulo submisso, o discípulo que vive segundo a vocação pelo qual foi chamado é aquele que tudo que Ele faz é para agradar o seu Senhor e Mestre, Jesus!
● Você está pronto? Você foi chamado por Deus para isso!

O discipulo de Cristo é vocacionado, em 2º lugar para:
II - ENCHERGAR O MUNDO COMO SEU MESTRE ENCHERGA

● V.35 nos diz: Não dizeis vós que ainda há quatro meses para ceifa? Eu, porém vos digo: erguei os olhos e vede os campos já estão brancos para ceifa.
● Jesus estava vendo o que ninguém via! Jesus estava olhando para colheita espiritual. (vidas)
● Enquanto os discípulos estavam olhando para a plantação de trigo que estava diante deles, Jesus estava olhando para a colheita espiritual!
● Nós que somos espirituais temos que ver aquilo que ninguém está vendo. Devemos olhar para o mundo com os olhos de Cristo! Ele habita em nós, e nós devemos olhar...
● Quando vivemos preocupados com as coisas desta vida, não conseguimos ver aquilo que Cristo via!
● Quando Jesus olhava para as pessoas, por mais perdidas e pecadoras que elas eram, Ele sempre via algo bom nelas. (Porque os olhos do Senhor irradiavam amor e compaixão, misericórdia)
● Como já disse, nos versos anteriores, Jesus falava com a mulher samaritana, e não era comum isso, pois os judeus não falavam com os samaritanos, no entanto que mulher diz para o Senhor: tu sendo Judeu, fala...
● Então amados, quando olhamos com os olhos de Cristo para as pessoas, todo preconceito, seja racial, religioso, cai por terra!
● (...) chama teu marido... tu disseste bem, tiveste cinco e o que você tem não é teu!
● Naquela época só o homem poderia dar a carta de divórcio, (público)... Aquela já havia sido muitas vezes humilhada, era talvez discriminada pela sociedade...
● Mas Jesus olha com misericórdia para ela e diz: Mulher se tu beberes dá água que eu lhe der, tu jamais... (Jesus trouxe salvação, paz, alegria...).
● Quando olhamos para os que estão lá fora, perdidos no pecado, com os olhos de Cristo (compaixão e amor) nos tornamos instrumentos para levar salvação,...paz, ...alegria!
● A Bíblia diz que em dia Jesus olhou para Saulo o perseguidor, e fez dele o maior de todos os apóstolos!
● Um dia Jesus olhou para Pedro, um homem comum, ...pecador que o negou três vezes e fez dele um grande pastor.
● Um dia Jesus olhou p/ mim e para v.c, e nos trouxe salvação, libertação, paz, alegria. E há muitos que estão lá fora precisando também de salvação, paz, libertação etc...
● TESTEMUNHO: A missionária Bulgra...
● Quando nós olhamos para as pessoas com olhos espirituais, cheios de amor e compaixão, os preconceitos e as barreiras caem por terra, E DEUS FAZ MILAGRES!
● Deus quer fazer milagres através das nossas vidas! Amém!

O discipulo de Cristo é vocacionado, em 3º lugar, para que:
III - NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE SE PODE FAZER HOJE

● Ainda no vers.35 - Jesus disse: Não dizeis vós que ainda há quatro meses para ceifa? Eu porem vos digo: erguei os olhos e vede os campos já estão brancos para ceifa.
● Em outras palavras ele estava dizendo para colheita do trigo falta quatro meses, más a colheita espiritual é pra já.
● Nós não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, “Deus tem urgência em sua obra!”
● O tempo está se esgotando, o relógio de Deus está correndo! E o que nós já temos colhido p/ Deus? O que você colheu para Deus nesse ano de 2011?
● Certa vez um pastor renomando disse: Que se as pessoas de Sodoma e Gomorra estivessem vivas hoje elas teriam vergonha, por tamanho o lamaçal de pecado que o mundo hoje está.
● E a pergunta que faço é: o que nós temos feito para tirá-las de lá?
● Não podemos deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje!
● Jesus disse que há urgência na sua colheita!
● Há muitas pessoas lá fora que precisam do Senhor, e se você pedir Deus colocará essas pessoas diante de você!
● A Bíblia diz que aquela mulher foi onde Jesus estava!
● Se você estiver disposto/a a fazer realmente a obra de Deus, Deus vai colocar pessoas diante você! Pessoas que Ele quer salvar! Pessoas que Ele quer transformar!
● Se você realmente estiver disposto/a obedecer a vocação pela qual Deus lhe chamou! Pode ter certeza que Ele vai te usar grandemente!
● Mas lembre-se a urgência! Pessoas estão se perdendo! Pessoas estão indo p/ inferno!
● E nós seremos responsáveis se nos calarmos!

CONCLUSÃO:

É hora de nos levantarmos como um grande exército aqui em Ibirarema!
Não podemos mais ficar correndo somente atrás dos nossos próprios interesses.
É preciso sejamos submissos a vontade de Deus!
É preciso ter os olhos espirituais p/ olhar as pessoas como Cristo enxergava!
É preciso não deixar p/ amanhã o que se deve fazer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário