sábado, 24 de dezembro de 2011

QUANDO ANDAMOS COM DEUS


TEXTO: GÊNESIS 6:9-22
INTRODUÇÃO:


O texto lido nos mostra um pouco da vida de Noé. Apesar de Noé ter sido um ser humano comum, como eu e você, e estar vivendo em um mundo totalmente corrompido, como era o mundo da época e que também não é diferente de hoje, pois o mundo de hoje está também totalmente corrompido!
Mas, apesar de tudo isso o texto bíblico nos diz que Noé era um homem justo e integro! E nos diz ainda que Noé andou com Deus!
Quando a pessoa decide andar com Deus, ela consegue se manter íntegra e justa mesmo em meio a corrupção, mesmo em meio ao contexto de pecado. Mesmo que todos estejam se corrompendo de alguma maneira, quando andamos Deus, Ele nos capacita a viver em santidade!
A Bíblia diz que vendo Deus que a maldade do homem havia se multiplicado, então, se arrependeu Deus de ter feito o homem... E decidiu Deus destruir tudo, porém Noé agradou ao Senhor com a sua vida!
Então, Deus fala com Noé e lhe dá algumas orientações sobre o que ele deveria fazer. Noé deveria fazer uma grande Arca, por meio da qual o Senhor salvaria todas as espécies de animais e também sua família!
E assim, Noé obedeceu e teve uma experiência maravilhosa com Deus!
Quando andamos com Deus como Noé andou, Deus proporciona experiências maravilhosas em nossas vidas!
Você deseja ter experiências com Deus? Então decida realmente andar com Ele, decida realmente andar em seus caminhos, decida buscá-lo em primeiro lugar na sua vida, e com certeza, assim como Noé, você terá experiências maravilhosas com o Senhor!

I – QUANDO ANDAMOS COM DEUS, OUVIMOS A SUA VOZ


● V.13 – nos diz: Então disse Deus a Noé...
● Noé ouviu a voz de Deus! Que coisa maravilhosa, que experiência maravilhosa! Ouvir a voz do criador! Ouvir a voz do Salvador e Senhor de sua vida!
● Quem anda com Deus ouve a voz de Deus. Pois, ouvir a voz de Deus não é para qualquer um, é somente para aqueles que realmente andam com Deus!
● A Bíblia diz que Noé era um homem justo. Justo porque ele seguia os padrões morais de Deus! E se queremos ouvir a voz Deus, devemos entender que não podemos mais seguir os padrões morais deste mundo!
● Porque como disse o Senhor: este mundo jaz no maligno!
● E como disse o apóstolo Paulo, não podemos nem mesmo nos conformar com esse mundo como se tudo estive certo (Rm 12)!
● 1 João 2:17 - Ora, o mundo passa, bem como a sua com cupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
● Meu irmão, Deus quer falar com você como falou nos dias de Noé! Deus quer se revelar a você como se revelou a Noé! Deus quer revelar a você coisas grandes e ocultas que não sabes! Mais do que isso, Deus quer ser o nosso amigo intimo! Mas para isso, você precisa estar realmente disposto a andar com Deus!
● Você precisa estar disposto a pagar o preço da santificação!
● 1 Pedro 1:16 nos diz: Sede santos, porque eu sou santo.
● Hebreus 12:14 nos diz que sem santificação, ninguém verá o Senhor.
● Eu quero acrescentar e dizer que sem santificação não podemos ouvir a sua voz!
● Que você possa estar disposto a andar com Deus como andou Noé e Deus estará disposto a falar com você como falou com Noé!

II- QUANDO ANDAMOS COM DEUS, NOS TORNAMOS INSTRUMENTOS EM SUAS MÃOS

● V. 22 nos diz: Assim fez Noé, consoante a tudo que Deus lhe ordenará
● Tudo que Deus havia mandado, Noé assim fez! Que experiência linda teve Noé!
● As pessoas com certeza zombavam dele, onde já se viu, fazer uma arca!!! Mas ele permaneceu firme em fazer a vontade de Deus.
● Quando andamos com Deus, nos tornamos instrumentos nas mãos de Deus. E com isso passamos a ter experiências maravilhosas com Deus!
● Quando andamos com Deus, Ele faz cumprir os seus desígnios por meio de nós.
● Em toda história nós vemos Deus fazendo a sua vontade e para isso, usando homens e mulheres que realmente estavam dispostos a andar com Ele.
● Exemplo: Para libertar seu povo da escravidão no Egito, Deus usou Moisés. Para conquistar a terra prometida, Deus usou Josué e Calebe. Para livrar seu povo de um grande genocídio, Deus usou a Rainha Ester. E no texto que nós lemos Deus usa Noé para construir uma grande arca! Pois Deus queria destruir tudo com água. E assim Deus fez, Deus enviou um grande dilúvio que durou 40 dias. Todos os seres vivos, exceto os peixes dos rios e mares, todos os demais morreram!
● Deus nesses dias quer também usar você! Deus quer usar você como usou Noé naqueles dias. Mas o plano de Deus agora é outro, Deus quer salvar pecadores por meio da pregação do evangelho! Esse plano começou a ser colocado em prática quando o Pai enviou Jesus a esse mundo, mas agora Jesus nos envia a dar continuidade no trabalho que Ele começou a fazer!
● João 20:21 – Jesus disse: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
● Irmãos e irmãs, assim como foi nos dias de Noé, assim também será nos nossos dias. A qualquer momento a porta da Arca se fechará! Em outras palavras, a qualquer momento Jesus voltará para buscar sua igreja! Por isso se apresse a andar com Deus e ser um instrumento de salvação nesses dias!
● Não existe experiência melhor do que ganhar almas para Deus! Noé se salvou e salvou toda sua família, você também pode salvar outros...


III - QUANDO ANDAMOS COM DEUS, TEMOS A GARANTIA DA SALVAÇÃO


● V. 18 – Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos.
● Irmãos quando andamos com Deus, Deus estabelece uma aliança conosco, e uma aliança de salvação!
● A maior benção que podemos receber de Deus é justamente a salvação! “A vida eterna”. Essa também é uma experiência maravilhosa!
● Deus tem a vida eterna para você! Na verdade Deus não criou o ser humano para morrer, nós morremos por que o ser humano resolveu desobedecer...!
● Quando o primeiro homem e a primeira mulher desobedeceram, o pecado entrou no mundo. E a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte! (morte física e a morte espiritual) A pior morte não é a física, mas a espiritual! E todo o ser humano nasce vivo fisicamente, mas morto espiritualmente! O salmista diz em pecado concebeu a minha mãe!
● Rm 3:23 ...todos pecaram e carecem da glória de Deus... Todos nascem já mortos espiritualmente!
● Mas por meio da fé em Jesus nós ressuscitamos espiritualmente para viver eternamente ao lado de Deus! Olhem o que diz Colossenses 2:12 - tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé... Portanto, crer em Jesus de todo o coração é uma experiência tão maravilhosa, quanto a experiência que Noé teve ao entrar na Arca!
(Quando começou o dilúvio, Noé estava na Arca. Que experiência maravilhosa!!! Ele pensou aqui estou salvo!)
● Quando você crê em Jesus e resolve andar com Ele, você está entrando na Arca! Você está recebendo a salvação! E quem esta andando com Jesus pode dizer: Estou salvo, seguro!
● Em Mateus 24:37 – Jesus disse: Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Quando Jesus voltar serão salvos apenas aqueles que andaram com Ele e fizeram a sua vontade!
● A Bíblia diz que nos dias de Noé as pessoas comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. Ou seja, cada um estava preocupado consigo mesmo e vivendo sem se importar com Deus, até que chegou o dilúvio. Foi de repente! Além de Noé e sua família, ninguém mais estava esperando aquele acontecimento.
● Hoje não é diferente, a qualquer momento Ele voltará. Para aqueles que andam com Cristo será um acontecimento que proporcionará muita alegria, mas para aqueles que desprezaram Cristo e a sua palavra será um acontecimento que proporcionará tristeza e eterno sofrimento!
● E quando realmente Ele vier será tarde de mais!


CONCLUSÃO:


● Por isso, que possamos aceitar com alegria o desafio de andar com Deus, pois quando andamos com Deus:
OUVIMOS A SUA VOZ
NOS TORNAMOS INSTRUMENTOS...
TEMOS A GARANTIA DA VIDA ETERNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário