sexta-feira, 22 de outubro de 2010

NÃO ACEITE PLACEBOS NA SUA VIDA ESPIRITUAL!

Quando um medicamento é receitado a um paciente, ele pode ter vários efeitos. Alguns deles dependem diretamente do medicamento, ou seja, de sua ação farmacológica. Existe, porém, outro efeito, que não está vinculado à farmacologia do medicamento, e que também pode aparecer quando se administra uma substância farmacologicamente inativa. É o que denominamos “efeito placebo”. O placebo é uma substância inerte, cirurgia ou terapia "de mentira", usada como controle em uma experiência, ou dada a um paciente pelo seu possível ou provável efeito benéfico.

Estudos comprovam a eficácia do placebo em alguns casos. Algumas pessoas, mesmo depois de saber que os estavam tomando, os consideraram úteis. Isso nos leva a acreditar que uma crença pode ser aparentemente efetiva, mesmo quando fundamentada em algo não verdadeiro.

Vamos pensar nas implicações desse método no âmbito da fé religiosa. Assim como uma pílula de açúcar pode proporcionar um alívio temporário, crenças infundadas e mentirosas sobre Deus podem resultar num falso sentimento de paz e alegria, desviando o individuo da salvação em Cristo Jesus.

Em Lucas 18.9-15, vemos o exemplo do fariseu que se sentia próximo de Deus, tinha confiança e bem-estar por acreditar nas suas idéias sobre Deus e sobre si próprio. Apesar disso, sua real condição espiritual continuava extremamente precária. Ele se exaltava diante de Deus, mas, naquele dia, o único que teve acesso a graça de Deus e fora justificado, foi o publicano que se humilhou e reconheceu ser pecador.

Muitas seitas e religiões têm surgido a cada dia, e algumas até parecem funcionar; proporcionam certos sentimentos de “alegria e bem estar”... Mas não se engane! São só pílulas de açúcar! Elas não poderão fazer mais do que isso, pois a verdadeira cura para a alma vem unicamente de JESUS CRISTO!


Rev. Marcio Oliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário