TEXTO: Lucas 22:39-53
INTRODUÇÃO: As nossas atitudes mais erradas acontecem na maioria das vezes em tempos de crise, pois são nos momentos mais difíceis da vida que falamos o que não deveríamos falar, fazemos o que não deveríamos fazer, decidimos o que não deveríamos decidir! E depois que tudo passa, percebemos o erro em nossas atitudes, palavras e decisões, mas já é tarde demais. Acabamos colhendo o resultado do nosso erro! Quando dá para corrigir, ótimo! Mas, há conseqüências de erros que cometemos que não dá para corrigir, e passamos a sofrer o resto de nossas vidas por causa de atitudes erradas, palavras erradas e decisões erradas! Quantos nesse momento estão sofrendo pela perda de um casamento por uma atitude errada num tempo de crise! Quantos nesse momento estão sofrendo por estar atrás das grandes de um presídio por que agiram por impulso, sem pensar! Quantos que destruíram a própria vida e perderam a vida e alma por causa de um momento de crise! O texto biblico nos mostra Jesus passando um dos piores momentos de sua vida terrena, isto é, o momento que antecedeu a sua morte. Jesus sabia que seria morto! E o texto diz que Ele chega a transpirar sangue! Havia uma terrível aflição na sua alma. E mesmo assim nós podemos aprender com o Senhor Jesus como se comportar nos momentos como esse.
A primeira lição que Ele nos deixa:
I– FAZER ORAÇÕES
Jesus estava em constante oração! Aprendemos que nos momentos difíceis da vida, precisamos recorrer ao Pai. Precisamos buscar a Deus em oração!
1 Ts 5:17 - Paulo diz: Orai sem cessar.
Apesar da aflição interior, Jesus estavam em oração. E Jesus se porta como alguém que está no controle da situação, como alguém que está confiante na vontade de Deus! A oração de Jesus não foi uma oração de desespero. Mas uma oração de alguém que confia e aceita a vontade de Deus. ...Se possível passa de mim esse cálice, mas, contudo faça a tua vontade.
Jesus até pede que se possível o sofrimento fosse aliviado, mas contudo o que deveria prevalecer era a vontade do Pai!
Jesus confiou na vontade do Pai! Em grande parte de nossas orações, queremos que Deus faça a nossa vontade, queremos ensinar Deus como Ele deve fazer! Isso não é fé, pelo contrário é falta de confiança!
A nossa oração em tempo de crise tem que ser: Senhor livra-me de cair em tentação e se possível passa de mim esse cálice, mas contudo faça a tua vontade!
A segunda lição que Ele nos deixa:
II – CONFIAR EM DEUS
Jesus sabia que o seu sofrimento seria algo terrível, mas Ele também sabia que o seu sofrimento iria resultar em algo maravilhoso! Por meio de seu sofrimento, Ele resgataria o ser humano perdido e condenado (Eu e Você). Por meio de seu sofrimento e de sua morte, Ele nos resgata do poder do pecado e do diabo!
Nós precisamos aprender com o Senhor Jesus! Precisamos confiar na vontade de Deus. Ainda que pareça ruim. Lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus... (Rm 8:28)
Nos momentos de crise confie na vontade de Deus! Não tome atitudes precipitadas! Ainda que pareça difícil, confie! Tudo vai cooperar para o seu bem!
Em Romanos 12:2 Paulo diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita!
Por isso, não perca a cabeça! Não tome atitudes precipitadas que vai se arrepender mais tarde. Nos momentos de crise faça como Jesus, confie na vontade do Pai!
A terceira lição que Ele nos deixa:
III – MANTER A CALMA
Apesar da aflição interior, Jesus age com calma diante de todos! A Bíblia nos mostra que quando chegou o traidor, “Judas” e soldados, Jesus manteve a calma.
O que você faria naquele momento? Talvez eu e você fizesse como Pedro, que no desespero, tirou a espada e cortou a orelha do soldado!
Mas Jesus manteve a calma! Jesus chama a atenção de Pedro, pega a orelha do soldado e o cura acalmando a situação! Ele estava realmente no controle da situação. Ele manteve a calma até o último momento. Na verdade Ele sempre teve calma nos momentos adversos!
A Bíblia também narra o momento em que Jesus dormia tranquilamente num barco que era açoitado pelas ondas do mar da Galiléia. Jesus é acordado pelos discípulos que estavam desesperados com medo de morrer! Então, Ele levanta e chama a atenção dos discípulos pela falta de confiança! E ensina-os a usar a fé.
Há situações que precisamos agir como Jesus, com calma e com fé! Manter a calma não significa alienar-se do problema, não significa fugir do problema, mas manter a calma é sinal de confiança (fé)!
Salmo 46:1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Salmo 62: 2 –Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei abalado.
CONCLUSÃO: Que possamos nos lembrar: Para que tenhamos atitudes certas em tempos de crise, é preciso:
1º - buscar ao Senhor em oração
2º - Confiar no Senhor
3º - Manter a Calma
Que o Espírito do Senhor nos ajude!
Pr. Marcio Oliari
Muito obrigado Espirito Santo de Deus que colocou essa msg no coração do seu servo e que eu creio que assim como ela me edificou edificara a tantos quanto lerem esta msg, a paz do Senhor.
ResponderExcluirMuito obrigado pela palavra encorajadora, que Deus o abençoa.
ResponderExcluir