quarta-feira, 25 de julho de 2012

O QUE FAZER NOS MOMENTOS DIFICEIS?


TEXTO: II REIS 4:1-7 - (Mensagem pregada no dia 08/07/2012)

INTRODUÇÃO:

Alguém aqui nesta noite que está precisando de um milagre? Porque o texto nos fala de uma mulher que também precisava de um milagre! Essa mulher era viúva de um dos filhos dos profetas.

O grande historiador "Josefo",  afirmou que esta mulher era esposa do profeta Obadias. Mas agora independente de quem era o seu marido, ele estava morto, e ela estava sozinha e sofrendo muito!

Primeiro que no antigo oriente a mulher era considerada inferior ao homem, para ela resolver algo sozinha era praticamente impossível! (Não é como hoje que a mulher estuda, trabalha fora, e luta pelos seus direitos...)

Segundo, que além do sofrimento causado pela falta do marido, ela tinha um grande desafio, que era “criar os filhos”!

Mas agora havia ainda mais um agravante! Havia uma dívida!

Hoje, se você tem uma dívida e não tem como pagar seu nome vai para a SERASA. E isso é horrível porque você começa ter dificuldades para comprar! Naquela época era muito pior, não havia SERASA/ SPC. Os credores queriam levar os filhos daquela pobre viúva como pagamento da dívida, para servi-los como escravos!

Imagine a situação dessa mulher. Ela havia perdido o marido e agora queriam levar também os seus filhos! Eu fico pensando em como estava a situação psicológica dessa mulher. A aflição na sua alma! A preocupação! O medo de perder os filhos!

Com certeza ela pensava: “meu marido era um profeta, um homem temente a Deus, anunciava a vontade de Deus, pregava, mas agora estou sozinha!

Então ela toma algumas decisões importantes! E através dessas decisões, a realidade que ela estava vivendo foi modificada. E foi modificada para melhor.

As decisões que tomamos nessa vida pode mudar totalmente a realidade que vivemos, tanto melhor, como no caso dessa mulher como para pior! As suas decisões podem tanto melhorar sua vida como também pode acabar de destruir!

Por isso, eu pergunto: o que fazer nos momentos dificeis?
Qual a decisão a tomar quando tudo está difícil?

I – É PRECISO BUSCAR AJUDA NO LUGAR CERTO

● Eu acredito que o Espírito de Deus tocou no coração daquela mulher para que ela procurasse o homem de Deus (Elizeu).

● E ela então resolveu obedecer a vós do Espírito! Nós também precisamos aprender a obedecer a vós de Deus em nosso coração. Porque Deus sempre quer nos levar para o lugar certo!

● Ninguém conhece melhor você do que Deus! Ninguém sabe o que é melhor para você do que o Espírito de Deus! Apocalipse 2:18 nos diz que os olhos do Senhor são como chamas de fogo. (...Penetram na tua alma e Ele sabe o que é melhor para você!)

● Deus sempre quer nos levar para o lugar certo! Mas qual é o lugar certo pastor? O lugar certo é na Presença Dele!

● Elizeu era o homem de Deus que representava o próprio Deus no A.T. Talvez você esteja perguntando: E hoje pastor, onde é o lugar certo? Nos momentos difíceis onde que eu devo procura ajuda?

● O lugar certo é aqui! É aqui que você deve buscar ajuda. O lugar certo é onde a igreja de Cristo está reunida! Pois onde a igreja se reuine, Deus se faz presente! Jesus disse: Onde dois ou mais...

● Há muitos que quando passam por problemas procuram ajuda em lugares errados. Procuram ajuda a amigos que na verdade não são amigos, pessoas que só querem se beneficiar com a desgraça alheia. Homens que até falam em nome de Deus. Mas não são homens de Deus!

● Há outros que procuram ajuda no álcool, drogas, espiritismo, feitiçaria, nos ídolos, nas cartomantes, no espírito da mentira!

● Mas essa mulher fez a coisa certa, ouviu a voz Deus e procurou o homem de Deus!

● E o profeta faz duas perguntas em uma: Que te hei de fazer? Antes que ela respondesse ele fez outra pergunta: Dize-me que é o que tens em casa?

● Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Na pergunta do profeta e na resposta dessa mulher eu aprendo uma 2ª lição:

II – É PRECISO VALORIZAR O QUE TEMOS

Dize-me que é o que tens em casa? Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

● Como não tem nada? Tem sim, era pouco? Era! Mas ela tinha sim uma botija de azeite!

● Essa mulher diante da situação, diante da aflição, e do medo dos credores levarem seus filhos, estava desprezando aquela botija de azeite!

● A botija de azeite era o mesmo que nada!
● Ela não sabia que o pouco, com Deus pode se tornar em muito!

● Ela não sabia que o que está fraco, com Deus pode se tornar forte!

● Ela não sabia que aquilo que parecia ser insignificante, com Deus se tornaria algo muito importante na sua vida!

● Por isso, não despreze aquilo que você tem! Não despreze aquilo que Deus tem te dado! Não despreze o pouco, porque o pouco com Deus pode se tornar em muito!

● Não despreze o seu emprego. Não despreze sua renda. Ainda que pareça insignificante, Deus pode mudar isso! Deus pode fazer o que é insignificante se tornar algo abundante na sua vida!

● A Bíblia diz que certa vez Jesus estava ensinando a multidão, e já era tarde e os discípulos disseram ao Senhor para despedi-las, mas o Senhor se compadeceu da multidão e quis alimenta-la! Os discípulos disseram: só há cinco pães e dois peixinhos, o Senhor então abençoou... e mandou que alimentasse o povo e assim se fez! Comeram 5 mil homens, além de mulheres e crianças. E a Bíblia diz que sobraram ainda 12 cestos cheios!

● Os discípulos também não desprezaram o que tinham nas mãos! Mais uma vez eu digo não despreze o que você tem? Ainda que pareça estar ruim. Não despreze seu casamento, seus filhos,  seus pais, família, casa, bens, trabalho, amigos, igreja!

● Preste atenção: Com a benção de Deus todas as coisas melhoram!

III – É PRECISO QUE FAÇAMOS A NOSSA PARTE

● Depois que a mulher disse: não tenho nada, senão uma botija de azeite. O profeta respondeu: vá aos seus vizinhos e empreste muitas vasilhas, entre na sua casa, feche a porta e despeje o azeite nas outras vasilhas e vai separando as que estiverem cheias até que todas se encham. E assim ela fez! Ela obedeceu o homem de Deus e foi abençoada!

Em outras palavras: Ela fez a parte dela!

● E se você quer ser abençoado, você também precisa fazer a sua parte, pois todos querem as bençãos, mas nem todos querem obedecer, por isso nem todos são abençoados!

● Você precisa fazer sua parte! Essa mulher não pensou duas vezes, ela simplesmente fez o que tinha que fazer!

● Quanta gente indecisa hoje! Não sabe se vai realmente servir a Deus ou não vai! Não sabe se vai ser fiel a Deus ou não vai!

● Há coisas irmãos que será feito exclusivamente por Deus. Mas há coisas que é você que tem que fazer!

● Quando Jesus foi a casa de Lázaro para cura-lo da sua enfermidade, Ele fica sabendo que Lazaro já estava morto! Então Jesus vai até o tumulo. Marta a irmã de Lázaro diz: Senhor já faz quatro dias, já cheira mal! Para as pessoas aquilo era impossível, só Deus poderia fazer!

E é justamente isso que eu estou falando, há coisas que só Deus pode fazer! Mas há coisas que é você que tem que fazer. Jesus disse: Tirai a pedra (sepulcro). Jesus podia tirar com seu poder? Claro! Mas tirar a pedra era as pessoas que deveriam fazer e não Jesus!

● Somos nós que temos que nos esforçar para ser fiel a Ele! Somos nós que precisamos decidir sobre o batismo, ...tornar membro fiel a igreja! Somos nós que devemos nos santificar e ter uma vida de oração! Somos nós que devemos procurar ser melhores esposos/as, ...filhos, ...Pais.

● É você que deve se esforçar para ser o melhor aluno da  sala! ...Profissional! ...funcionário! ...Patrão! ...cidadão! Deus não vai fazer isso por você..!

CONCLUSÃO:

● Quando buscamos ajuda no lugar certo,  que é aqui juntamente com igreja, buscando juntos em Deus!

● Quando valorizamos aquilo que temos!

● E fazemos a nossa parte!

● Aquilo que parecia impossível se torna real! Pois aquilo que parecia impossível para essa mulher se tornou real!

● Ela agora tinha condição de pagar sua divida e criar seus filhos com tranquilidade!

● Deus devolveu a essa mulher a condição de uma vida integra, ...paz!

● Deus também quer devolver a você tudo que de repente você perdeu! Deus quer que você tenham uma vida integra, ...paz, ...abundante!