segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROSPERIDADE PARA SUA VIDA!



As escrituras nos apresentam promessas maravilhosas de Deus, e uma delas se encontra na carta que o apostolo Paulo escreveu à igreja situada na colônia romana de Filipos, ou seja, aos filipenses. No capitulo 4 , no verso 19 dessa carta, Paulo, agradecendo a igreja pela oferta recebida, diz ainda que Deus, segundo a sua riqueza em glória, supriria cada uma das necessidades dos irmãos filipenses.


Baseando-se nesse texto, muitas pessoas, inclusive pregadores, afirmam que o cristão nunca vai ficar doente, passar fome ou ter qualquer necessidade. Há algum tempo atrás, escutei um pregador, pela TV, afirmando que a privação e a pobreza não fazem parte da vontade de Deus para aquele que obedece a sua palavra, pois a vontade de Deus é sempre a prosperidade!


Analisando tal afirmação e comparando-a com a palavra de Deus, vejo que as pessoas mencionadas em Hebreus 11, na “Galeria da Fé”, teriam sido desobedientes a Deus e a sua vontade, pois os versos 37 e 38 registram que eles... Andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados... errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Na verdade eles eram verdadeiramente prósperos, não das coisas materiais, mas das espirituais!


Certamente Deus se importa com o nosso bem-estar, é claro que Ele pode suprir todas as nossas necessidades, e pode nos dar prosperidade material, mas devemos nos lembrar que Deus é soberano, e ninguém sabe melhor do que Ele o momento de conceder ou reter a provisão. Sua maior preocupação está em nossa saúde espiritual. Portanto, devemos confiar no Senhor e reconhecer que as adversidades permitidas por Ele, poderão representar um meio para promover a nossa prosperidade espiritual.




Que sejamos espiritualmente prósperos!
Pr. Marcio Oliari

domingo, 15 de maio de 2011

SEM TEMPO PARA ORAR



Alguém disse que os cristãos do passado oravam mais, e que hoje, os recursos tecnológicos e a falta de tempo atrapalham a vida de oração. Conta-se que antes de existir o telefone, os pais ficavam em casa, orando sem cessar pelos filhos, quando estes saiam para uma viagem. Hoje, devido à falta de tempo e com o auxílio dos recursos que temos, apenas pegamos o celular ou ligamos rapidamente o computador e pronto! Em poucos segundos sabemos como eles estão.



É claro que os recursos que temos são bênçãos de Deus, entretanto, eles não devem substituir nossa vida de oração. Eles podem até auxiliar nossa vida cotidiana, afinal estamos sempre sem tempo, à vida é um corre-corre sem fim. Porém, existem coisas que não podemos deixar de fazer, por exemplo: Trocar o óleo e os filtros do carro, conferir canhotos do talão de cheque ou os comprovantes do cartão de crédito, fazer um exame médico periódico, escovar os dentes, tomar banho, se alimentar etc. São tarefas que precisamos realizar, tendo tempo ou não.



Jesus disse que deveríamos orar sempre e nunca esmorecer (Lc 18:1). Se fizéssemos assim, nossa vida seria mais plena da presença do Espírito Santo e estaríamos mais capacitados para enfrentar os momentos das adversidades. Assim também, se deixássemos de trocar o óleo do carro, conferir as contas, fazer um exame médico, ou não realizar simples atos como escovar os dentes, tomar banho ou nos alimentar, consequentemente teríamos grandes problemas. Da mesma forma, quando deixamos de orar, nos tornamos frios e secos espiritualmente.



Portanto, não há motivos para deixar de orar! É sempre tempo de buscar o Espírito de Deus que nos impulsiona para uma vida de oração!




Pr. Marcio Oliari

sábado, 14 de maio de 2011

Quanto valemos?



O jogador português Cristiano Ronaldo, foi vendido pelo Manchester United, para o Real Madrid pelo valor de 93 milhões de euros, equivalente a 257 milhões de reais. Com isso, Cristiano Ronaldo se torna o jogador mais caro da história do futebol, batendo o recorde de valor por contratação.




É difícil compreender como alguém pode ser digno de receber tanto dinheiro, tudo bem que ele é considerado o melhor jogador do mundo na atualidade, mas, há tantas pessoas no mundo que são tão talentosas naquilo que fazem e muitas delas não ganham nem para o seu sustento básico. Isso para mim parece ser injusto, mas por outro lado, esse grande atleta vale esses 257 milhões de reais ou até mais. Não pelas suas habilidades, mas por causa do valor que Deus, em seu amor, atribui a cada pessoa.



Infelizmente temos a facilidade de avaliarmos o nosso valor pela quantidade de dinheiro que recebemos ou pelos títulos que temos, ou então, pelas coisas importantes que fazemos, quando na verdade deveríamos perceber que o nosso valor está na importância que temos para Deus. E esse valor é baseado em dois eventos: de todas as criaturas de Deus, nós, seres humanos, fomos criados a sua imagem e semelhança (Gn1.27) e Deus nos ama de tal maneira que enviou seu único Filho, Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar (Jo 3:16). Dessa forma, fica fácil perceber que valemos muito mais do que 257 milhões de reais.



Portanto, ainda que não tenhamos dinheiro, títulos, status e estejamos sofrendo, e nos sintamos injustiçados e extremamente desvalorizados, não devemos dizer que não somos ninguém, ou que não temos nenhum valor! Mas, pelo contrário, devemos nos lembrar que o nosso valor é muito maior do que qualquer quantia de dinheiro existente no mundo. “Deus nos ama”, e quer que todos nós nos lembremos disso: que Ele nos criou e mesmo estando nós na condição de pecadores, Ele morreu em nosso lugar (Rm 5:8). E tudo isso, por amor!



Deus nos abençoe!
Pr. Marcio Oliari

sexta-feira, 13 de maio de 2011

BENDITOS ESPINHOS



A vida cristã não é feita apenas de rosas, mas há também espinhos, e não são poucos... Há momentos até que parecem nos sufocar.


Hoje em dia, muitos líderes religiosos têm ensinado que o sofrimento não pode fazer parte da vida de um cristão genuíno. Perdoe-me a franqueza, mas esse tipo de ensino não é nada coerente com as escrituras sagradas. O sofrimento sempre fez parte da vida de homens e mulheres que serviram a Deus. Um bom exemplo disso é o apóstolo Paulo que, apesar de grande fé e poder do Espírito, tinha um espinho na carne (2 Co 12.7-10) que permaneceu nele, mesmo diante de repetidas súplicas a Deus para removê-lo.


Mas, as perguntas que surgem são: Por que sofremos? Qual o propósito disso? O que Deus quer nos ensinar com o sofrimento? A Bíblia nos dá muitas respostas, mas não seria possível explaná-las todas aqui, por isso, irei respondê-las com aquilo que Deus tem revelado ao meu coração nesses dias , após um grande sofrimento com a enfermidade de meu pai.


Eu costumo dizer que a vida de um cristão é uma verdadeira escola.O Senhor, como um bom mestre, está sempre nos ensinando, assim como ensinou Paulo a não ficar ressentido com o espinho, pois o espinho era para que ele não se tornasse soberbo (2 Co 12:7) devido as grandes revelações que recebera de Deus. Paulo entendeu bem isso e aprendeu a se alegrar com as suas fraquezas e buscar força em Deus. Assim , através dos espinhos emocionais e físicos que Deus permite em nossas vidas é que Ele nos ensina a sermos mais humildes e dependentes Dele.


Nos momentos mais difíceis de nossas vidas , quando Deus parece estar tão distante e não pode nos responder; tenha certeza: Ele está bem perto (eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos- Mt 28:20), e como um bom mestre, Ele está sempre nos ensinando a lidar com os espinhos da vida


Durante o processo em que somos tratados por Deus através dos espinhos, aprendemos também a perceber os espinhos na vida das outras pessoas , que muitas vezes estão sofrendo igual ou mais do que nós. Certamente nos tornamos mais sensíveis ao sofrimento do próximo, compreendendo a dor alheia e adquirindo mais disposição para consolar os que sofrem.


Portanto, os espinhos nos ensinam a sermos humildes, dependentes de Deus, e nos capacitam a compreender a dor do nosso próximo.




“Benditos espinhos”!
Pr. Marcio Oliari